SAIBA COMO
RECLAMAR DE UMA EMPRESA

1 - Facilitação em defesa dos direitos

O código do consumidor garante que em certos casos, o dever de provar os fatos se torna do fornecedor. O cliente apenas comunica seu problema, sem ter que apresentar provas, deixando para a loja o dever de rebater as acusações comprovando que o problema nunca ocorreu.

2 - Serviços públicos com qualidade

Concessionárias de serviços, empresas e Órgãos públicos precisam ter em seu DNA o dever de oferecer serviços de qualidade, com funcionários educados e treinados para serem pacientes e prestativos, garantindo o bom atendimento.

3 - Proteção contratual

O consumidor ao contratar um serviço, assina um documento que informa os deveres que devem ser assumidos pelo mesmo. O código do consumidor protege clientes que assinarem contratos com cláusulas abusivas ou que não forem cumpridas pelo fornecedor. Quando isso acontece, pode haver a modificação ou cancelamento da cláusula por um juiz.

4 - Educação para consumir

Todos os clientes precisam ser informados sobre o uso adequado dos produtos e serviços. Em caso de dúvidas na hora de interpretar o manual ou não se recordar das informações passadas na hora da compra, podem entrar em contato com a loja ou fornecedor em questão, pedindo as orientações necessárias.

5 - Vida e saúde protegidas

O fornecedor tem a obrigação de informar seus clientes sobre os perigos que seu produto pode trazer a saúde ou as formas que o mesmo não deve ser usado, evitando acidentes e a falta de segurança. Com isso, olhe se o produto possui avisos adequados e questione os funcionários na hora da compra.

6 - Liberdade na compra

Vendedores costumam de forma sutil, influenciar os consumidores a comprar determinado produto, enquanto o mesmo estava a procura de outro. No momento da compra, reflita sobre o assunto e não se deixe influenciar pois não será o vendedor que irá utilizar o que você comprar e saiba o que realmente irá suprir suas necessidades.

7 - Informações claras

Todo o que for ser adquirido precisa conter informações detalhadas sobre sua composição, peso, quantidade, preço, riscos que podem trazer e como utilizar. Questione sempre os vendedores e esclareça dúvidas e curiosidades antes de comprar qualquer coisa para não ter uma surpresa desagradável ao chegar em casa.

8 - Prevenção contra publicidade enganosa

O cliente que adquirir um produto por conta de uma propaganda e ao usá-lo perceber que o mesmo não corresponde ao que era prometido, tem o direito de exigir que as expectativas criadas pela publicidade sejam cumpridas, caso o contrário, deve ter o cancelamento da compra ou contrato e a devolução de todo o seu dinheiro. Propaganda enganosa é crime.

9 - Indenização

Caso tenha sido prejudicado por qualquer parte na hora de uma compra ou contratação, o cliente tem o direito de indenização, podendo ser recompensado por danos morais. Busque informações no órgão de proteção ao consumidor (Procon, Juizados Especiais e Entidades relacionadas) mais próximo.

10 - Contato com a Justiça

Se de alguma forma for desrespeitado fisicamente ou verbalmente por qualquer parte de empresas, lojas, fornecedores ou funcionários de um estabelecimento, tendo seus direitos violados e negados, recorra a justiça e o Juiz irá ajudar nesta questão e fazer valer a lei.




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