Perguntas Frequentes

Tire suas dúvidas de como o QueroReclamar.com funciona

O que é e como funciona o QueroReclamar.com?

O site QueroReclamar.com é um sistema muito simples para ajudar as pessoas a encontrarem um advogado para defender seus direitos. Nosso sistema procura um advogado para você e o consulta para saber se esse profissional nos autoriza a indicá-lo para atender a sua causa. É muito simples e eficiente, pois somente um advogado que se identifique com a sua história será indicado para você.

Não. O QueroReclamar.com é apenas um site de relacionamento social e profissional. Nós unimos o interesse da sociedade ao interesse dos profissionais do direito através de uma rede social com muitos recursos, dentre os quais o recurso de chat, onde você pode conversar online e instantaneamente com o seu advogado. Quem presta os serviços jurídicos é somente o advogado.
De outro lado, o QueroReclamar.com pode atuar em algumas reclamações através de mediadores próprios, com a finalidade de dar maior celeridade na solução do problema relatado pelo nosso reclamante.

Sim. O QueroReclamar.com está aprimorando seus serviços, e para conseguir atender o mais rapidamente possível às reclamações de nossos usuários, nós estamos também formando equipe de mediadores para poderem tentar ajudar a solucionar administrativamente as denúncias postadas na Plataforma.

Sim. Quando você registra uma reclamação e um Advogado se interessa por defendê-la, nesse caso você provavelmente terá de repartir o valor dos seus ganhos financeiros (com a reclamação) com o Advogado que te defendeu. Isso se chama Honorários com Cláusula de Sucesso. A maior parte dos Advogados trabalha assim, e nesse caso, normalmente eles ficam com 30% (trinta por cento) do valor da indenização que obtiveram na defesa de seu direito. Esse percentual também pode variar de Advogado para Advogado, mas o padrão é esse.
Se você for defendido pela equipe de mediadores do QueroReclamar.com, da mesma forma, você repartirá parte de seu ganho financeiro obtido na negociação de seu problema, com a Plataforma. Seja como for, nos casos de Honorários com Cláusula de Sucesso, você só vai recompensar a Plataforma ou o Advogado SE você ganhar a causa. Caso contrário, nenhum custo você terá.

É muito simples, basta você clicar no botão “QUERO RECLAMAR - RECLAME AQUI” que o sistema iniciará o procedimento de registro de seu problema. O sistema vai direcionando você através de algumas perguntas de forma totalmente automática. No final, nosso sistema identificará qual o ramo do direito ao qual sua história pertence, e vai procurar um advogado especializado nesse seu problema para indicá-lo a você.

De forma muito simples. Quando você faz a sua primeira reclamação, você define uma senha para acessar o sistema, onde estarão registrados todos os seus dados cadastrais e também todas as reclamações que você fez. Dessa forma, você consegue acompanhar suas reclamações mesmo que estejam sendo defendidas por advogados diferentes. Cada reclamação tem seu histórico e acompanhamento individual, e cada advogado só consegue interagir com você na reclamação que você o aceitou como advogado.

Depende. A maior parte dos Advogados exerce a advocacia com finalidade de renda. É um trabalho especializado e quem o exerce quer obter renda financeira por seu exercício. Então conforme a reclamação seja mais viável sob o aspecto financeiro, certamente ela despertará interesse de um Advogado de forma mais rápida. Se a sua reclamação não gerar interesse econômico por parte dos profissionais do direito, então ela demorará mais para ser patrocinada por algum Advogado. Mas seja como for, nossa equipe de gestão estará atenta à sua história para ajudar a buscar o mais rapidamente possível um advogado para te defender.

O sistema é dotado de inteligência artificial que seleciona apenas advogados registrados na região da ocorrência do problema, bem como advogados especializados naquele tipo de causa. Uma vez selecionados esses advogados, nosso sistema busca a AUTORIZAÇÃO deles para podermos indicá-los a você. Quando um advogado nos AUTORIZA, nós o indicamos a você e você poderá aceitá-lo ou não. Se você rejeitá-lo, nós procuramos outro advogado para você.

De maneira nenhuma. Nosso sistema só apresenta um advogado por reclamação. Não há risco de você ficar sendo assediado por vários profissionais simultaneamente, pois nosso sistema administra isso, e somente um advogado recebe suas informações de contato. Somente o advogado que você aceitou para defender o seu direito é que irá entrar em contato com você.




Tire suas dúvidas sobre como Reclamar em nossa Plataforma

De maneira nenhuma. Nossos usuários reclamantes não têm nenhum custo conosco para que nosso sistema procure e indique um Advogado a você. Nosso serviço é totalmente gratuito para você nesse sentido. Você se registra gratuitamente e faz a postagem de quantas reclamações desejar, de forma ilimitada e sem custo algum para isso.

É muito importante você ler também as FAQs:
"O QueroReclamar.com presta serviços jurídicos?", "O QueroReclamar.com é um site de mediações também?" e "Tenho algum custo com os serviços prestados pelo QueroReclamar.com relativamente à minha reclamação?".

De forma bem simples. Quando um advogado nos AUTORIZA a indicá-lo para você, nosso sistema manda para você um e-mail com um breve currículo desse advogado. Você analisa e vê se esse profissional pode ser do seu agrado. Se ele for do seu agrado, você o aceita. Se esse advogado não for do seu agrado, você, ao acessar sua área nessa reclamação, pode recusá-lo sem custo algum. Se você o recusar, nós vamos efetuar diligências para buscar outro profissional atendê-lo.

Se isso ocorrer é porque sua história não atraiu o interesse de nenhum profissional, então seria bom rever a redação de sua história para verificar se é realmente um fato jurídico e modificá-la para ser mais atrativa sob o aspecto jurídico. Seja como for, nossa equipe estará acompanhando sua reclamação para tentar ajudá-lo da melhor forma possível.

É muito importante você ler também as FAQs:
"É demorado o QueroReclamar.com me indicar um advogado?".

Sim. O advogado é um profissional liberal e autônomo e presta serviços mediante remuneração. Raros são os casos em que um advogado posso te defender sem custo. Contudo, os advogados são regidos por normas da Ordem dos Advogados do Brasil, que inclusive apresenta tabelas sugestivas de valor de honorários para cada tipo de intervenção jurídica.

É muito importante você ler também as FAQs:
"O QueroReclamar.com presta serviços jurídicos?", "O QueroReclamar.com é um site de mediações também?" e "Tenho algum custo com os serviços prestados pelo QueroReclamar.com relativamente à minha reclamação?".

Sim. Isso é bastante comum. Se chama “Honorários com Cláusula de Sucesso”. Ou seja, o advogado defende os seus direitos e os honorários dele só serão devidos nesse caso, se a causa for ganha. Normalmente o advogado pratica honorários na base de 30% (trinta por cento) do valor da causa para esse tipo de Cláusula de Sucesso.

Infelizmente não. Não podemos assumir esse compromisso, pois são milhares de advogados no Brasil e não sabemos como cada um atua. Também não sabemos o teor e as possibilidades de ganho das causas que são postadas no nosso sistema. Então fica impossível darmos essa garantia. Sugerimos que, após a indicação do advogado, você faça uma pesquisa sobre esse profissional antes de aceitá-lo, para ter a certeza de que ele será bom para a defesa de seus direitos.

Em alguns casos sim. Se sua reclamação não tiver sido AUTORIZADA por nenhum advogado, você mesmo pode cancelá-la.
Se ela foi AUTORIZADA e nós indicamos o advogado a você e você recusou-o, também você poderá cancelar a reclamação.
Contudo, se nós indicamos o advogado a você e você aceitou-o, o cancelamento da sua reclamação será feito pelo seu advogado.




Advogado, tire suas dúvidas sobre nossa Plataforma

O QueroReclamar.com oferece muitos serviços e vantagens para você. Veja abaixo:

1) Uma página na web, dentro de seu PORTAL, com o perfil profissional completo e elegante para o advogado e com informações que sejam valiosas sob o aspecto de sua formação e qualificação profissional;

2) Acesso a uma Rede Social exclusiva para ADVOGADOS na qual o profissional do direito terá acesso a um controle sobre sua Linha do Tempo (timeline) onde poderá interagir com outros ADVOGADOS, fazendo-os serem incluídos em sua rede pessoal, e acompanhar a publicação de seus artigos jurídicos bem como acompanhar a publicação de artigos jurídicos de outros ADVOGADOS, de sua rede pessoal ou não, favorecendo com isso a adesão aos serviços na modalidade ADVOGADO CORRESPONDENTE também;

3) Ferramentas para inserção de artigos jurídicos sobre os quais o ADVOGADO seja o respectivo autor ou deseje incluir artigo de autoria de terceiros, se autorizado por aqueles;

4) Possibilidade de o ADVOGADO selecionar ILIMITADOS municípios onde deseje atuar como profissional e sobre os quais autoriza o MOTOR DO SISTEMA consultá-lo sobre eventual interesse em assistir algum de nossos USUÁRIOS CIDADÃOS em seus respectivos problemas jurídicos;

5) Disponibilizar seus serviços a outros ADVOGADOS na modalidade de ADVOGADO CORRESPONDENTE, indicando, neste caso, quais os tipos de serviços que aceita praticar em nome de outros advogados, nessa modalidade;

6) Possibilidade de criar e/ou fazer a inserção de ILIMITADOS artigos jurídicos, de sua autoria ou da autoria de terceiros (desde que devidamente autorizado a isso), utilizando uma ferramenta simples, rápida e elegante para essa funcionalidade;

7) Possibilidade de o ADVOGADO selecionar ILIMITADAS especialidades jurídicas ou ramos do direito onde deseja atuar como profissional sobre os quais autoriza o MOTOR DO SISTEMA consultá-lo sobre eventual interesse em assistir algum de nossos USUÁRIOS CIDADÃOS em seus respectivos problemas jurídicos;

8) Possibilidade de o ADVOGADO ser indicado para atuar como ADVOGADO na defesa de causas de nossos clientes USUÁRIOS CIDADÃOS do QueroReclamar.com, desde que, uma vez consultado (o ADVOGADO), AUTORIZE a indicação de seus serviços profissionais ao respectivo USUÁRIO CIDADÃO;

11) Direito de uso de uma exclusiva funcionalidade de Chat para uso em qualquer dispositivo, inclusive smartphones, para poder relacionar-se rápida e organizadamente com seus clientes. Essa ferramenta mantém histórico de suas conversar como uma timeline.

12) Acesso a consultas ilimitadas à Base de Dados de Diários Oficiais da União, Estados e Municípios;

13) Acesso a consultas ilimitadas à Base de Dados de Revistas do INPI, tanto de Marcas quanto de Patentes;

14) Outros serviços que o QueroReclamar.com venha a disponibilizar.

Sem dúvida. No QueroReclamar.com você pode atuar como advogado e como correspondente jurídico e não pagar nada a mais por isso.
Nós entendemos que o serviço de correspondente jurídico é um serviço inerente à advocacia e não entendemos que seja justificável desdobrar as atividades dos advogados em serviços prestados a cliente e serviços prestados a outros profissionais ou empresas. Para nós, ambos sempre serão considerados como serviços jurídicos, e por isso você, ao se registrar, simplesmente clicla em uma uma caixa de opções para marcar se deseja também atuar com correspondente jurídico. Se você marcar essa caixinha, o sistema vai disponibilizar campos para você informar quais são os serviços que você presta nessa qualidade de correspondente.

Quando você AUTORIZAR sua indicação a um de nossos clientes, assim que o cliente manifestar a aceitação da sua indicação, o próprio sistema vai disponibilizar para ambos, reciprocamente, os respectivos contatos.

Sim. O QueroReclamar.com é um site com Responsabilidade Social ao Usuário Cidadão reclamante, e para este a Plataforma presta serviços permitindo a inserção de ilimitadas reclamações totalmente gratuitas. É um lado de nossa responsabilidade social que motiva essa não cobrança.
Contudo, do lado do Advogado nós também temos diretrizes de responsabilidade social, e buscamos ajudar a Advogados que ficaram sem emprego, a Advogados recém-formados, a Advogados que estavam em desvio de função e desejam reingressar no mercado jurídico, e também a Advogados que precisam aumentar suas respectivas rendas por algum motivo próprio.
Para poder ajudá-los, precisamos conseguir disponibilizar a TODOS, acesso a serviços remuneráveis, tais como as reclamações que são postadas na Plataforma.
Embora tenhamos milhares de reclamações registradas ao mês, precisamos fazer a melhor gestão delas para poder atender a todos.
Precisamos assim, limitar a quantidade de AUTORIZAÇÕES de Advogados a causas, pois se assim não for, alguns poucos Advogados poderão assumir para si imensas quantidades de reclamações, esvaziando a possibilidade de outros Advogados terem acesso a elas.
Desta forma, a limitação visa exclusivamente poder melhor distribuir e oportunizar ganhos a todos, indistintamente.
Assim sendo, a quantidade de defesas que você poderá AUTORIZAR é limitada, conduto o próprio sistema faz a gestão dessa limitação com algorítmos de inteligência artificial, considerando a localidade, a quantidade de Advogados alí existentes, as especialidades jurídicas de cada Advogado, a quantidade de defesas que você e cada outro Advogado já patrocinou, etc.





Artigos

Quando você for um advogado registrado, poderá inserir artigos ao acessar sua área restrita. É muito fácil, basta clicar no menu ou no link correspondente e você será direcionado à página de edição de artigos. É muito simples, a ferramenta permite que você faça cópia e cola, acrescentando um título ao seu artigo e uma foto também.